Estudos e Interlúdios, Cristina Fernandes

Cristina Fernandes, in Público “Estudos e Interlúdios”, de António Pinho Vargas, marcou de forma auspiciosa o início da apresentação de encomendas do Festival Música em Novembro, na passada quarta-feira, no Teatro Camões, em Lisboa.Coube ao agrupamento Drumming, sob a direcção de Miguel Bernat, estrear a peça de Pinho Vargas, inserindo-a Ler mais…

MAGNIFICAT

Magnificat, Actual do Expresso, crítica de Ana Rocha “Uma narrativa musical dotada de um sentido dirigido à percepção sensível com vista a desencadear afectos e perceptos” é uma das expressões de António Pinho Vargas para caracterizar o “Magnificat” estreado no concerto de comemoração dos 20 anos da Culturgest, a instituição Ler mais…

Acting Out, Manuel Pedro Ferreira

Manuel Pedro Ferreira, in Público Ficou para o fim a apreciação da obra de António Pinho Vargas, “Acting-Out”, apresentada pela primeira vez na versão revista. Nela, a orquestra, o maestro e os solistas – o pianista Miguel Henriques e a percussionista Elisabeth Davies – mostraram como é importante o cuidado Ler mais…

Holderlinos, Pedro Boléo

Pedro Boléo, in Público “Miguel Henriques tocou no final Holderlinos de António Pinho Vargas, que o mesmo pianista tinha estreado em 2001. É uma obra muito interessante que faz referencia explicita nos títulos a alguns compositores (de Liszt a Ligeti) e a framentos da história da música até ao século Ler mais…

Os Dias Levantados A.M. Seabra

A.M. Seabra, in Público …. A enorme inteligência e beleza do libreto de Manuel Gusmão, a incrível energia e fúria criativa que António Pinho Vargas investiu no processo composicional (…) fizeram com que o dia 25 de Abril de 98 entre para a história do teatro nacional de ópera. (…)Mas Ler mais…

A Little Madness in the Spring

Georges Gad in Le Monde da La Musique, 14 Novembre, 2006 « La Casa da Musica a passé commande à trois compositeurs de nationalités différentes (un Portugais, une hollandaise et un français) pour un spectacle intitulé A little madness in the Spring conçu pour le Remix Ensemble. […] La première Ler mais…

Os Dias Levantados, Vanda de Sá

Vanda de Sá, in Expresso ….Um 25 de Abril que perturbou as águas tantas vezes turvas da nossa vida musical e certamente deixará marcas no nosso património musical….Vanda de Sá, in Expresso

Os Dias Levantados, Tereza Manzoni

Tereza Manzoni, in JL …Reconquistou memórias e venceu o medo. A ópera de António Pinho Vargas, reservado o compromisso dos vivos e o nome dos mortos, teve essa arte: fazer da História poema cantado…..Tereza Manzoni, in JL

Six Portraits of Pain, Danielle Martino

Danielle Martino, in Gazzeta della Musica (1ª Audição)Anssi Kartunen, Remix Ensemble, Franck OlluCasa da Música, 15 de Abril, 19h Proprio Antonio Pinho Vargas, allievo do Ligeti e Donatoni e co-fondatore dell`ensemble OrchestUtópica, incontriamo prima della esecuzione, nell’ auditorium da 300 posti, della sua novità Six portraits of pain per violoncello Ler mais…