MAGNIFICAT

Compositor, Músico, Ensaísta, Investigador do CES, Professor na ESML

MAGNIFICAT

19 de Outubro 2013
Magnificat, Actual do Expresso, crítica de Ana Rocha
"Uma narrativa musical dotada de um sentido dirigido à percepção sensível com vista a desencadear afectos e perceptos" é uma das expressões de António Pinho Vargas para caracterizar o "Magnificat" estreado no concerto de comemoração dos 20 anos da Culturgest, a instituição que lhe encomendou a obra. Com duração de 26 minutos, dez episódios bíblicos serviram para exibir o encntamento de Vargas com as palavras do libreto e o rigoroso trabalho do Coro Gulbenkian com o material procedente do "Evangelho segundo São Lucas". O compositor assume não ter seguido os sulcos formais do "Requiem" e "Judas", duas oratórias precedentes, pelo menos no estabelecimento do texto utilizado que não foi a primeira necessidade. O ponto de partida musical é uma citação, a primeira figura da melodia "Et Misericordia", de J.S.Bach. Não se absorve de imediato a riqueza orquestral da partitura com as mais ínfimas flutuações de velocidade e de cores, uma tapeçaria que surge como efeito da experimentação composicional e instrumental. Cesário Costa dirigiu a orquestra e o coro com vitalidade e exuberância de forma a que a partitura ganhasse vida de forma muito fluída, sendo cada nuance técnica e expressiva trabalhada com detalhe" [...] Ana Rocha, Actual, p. 35, 19-10-13

Outras Criticas sobre MAGNIFICAT (2013)


Obras

2013

MAGNIFICAT

Magnificat, Actual do Expresso, crítica de Ana Rocha
2013

MAGNIFICAT

Magniticat a duas vozes de Pinho Vargas, por Bernardo Mariano, DN, 15-10-13 
2013

MAGNIFICAT

Magnificat para Coro e Orquestra (2013)
2013

REQUIEM Um Requiem impossível, com amor

PEDRO BOLÉO, Público 23/11/2012
2011

ONZE CARTAS, para Orquestra Sinfónica, três marradores (pré-gravados) e electrónica

por Pedro Boléo, Público, P2, 26-11-11
2009

AN IMPOSSIBLE TASK, Público

PEDRO BOLÉO, Público, 28-4-2009
2009

A Little Madness in the Spring

Georges Gad in Le Monde da La Musique, 14 Novembre, 2006
2009

OUTRO FIM, Bernardo Mariano

DN, 23 Dezembro, 2009
2009

OUTRO FIM, Cristina Fernandes

Público, 23 Dezembro, 2009
2009

OUTRO FIM, Jorge Calado

in Actual, Expresso, 3 Janeiro 2009
2008

O Fascínio, Robert Koehler

Robert Koehler in www.entertainment-news.org
2008

Os Dias Levantados, Tereza Manzoni

Tereza Manzoni, in JL
2008

Os Dias Levantados, Vanda de Sá

Vanda de Sá, in Expresso
2008

Os Dias Levantados A.M. Seabra

A.M. Seabra, in Público
2008

Os Dias Levantados, Manuel Pedro Ferreira

Manuel Pedro Ferreira, in Arte Musical
2008

Os Dias Levantados, Bernardo Mariano

Bernardo Mariano, in DN
2008

Cenários urbanos pela Sinfónica Portugesa - Estreia de GRAFFITI (just forms)

Cristina Fernandes, in Público 6/Março/2006
2008

A "Paixão" de Judas, Segundo Pinho Vargas

A "Paixão" de Judas, Segundo Pinho Vargas Fernando C. Lapa in Público
2008

Two Family Discussions, Maria Augusta Gonçalves

Maria Augusta Gonçalves in Jornal de Letras
2008

Monodia - Quasi un Requiem, Augusto M. Seabra

Augusto M. Seabra, in Público
2008

Acting Out, Manuel Pedro Ferreira

Manuel Pedro Ferreira, in Público
2008

Estudos e Interlúdios, Cristina Fernandes

Cristina Fernandes, in Público
2008

Sete Canções de Albano Martins, Teresa Castanheira

Teresa Castanheira, in Expresso
2008

Quatro ou cinco movimentos fugidios da água, Rui Pereira

Rui Pereira, in Público
2008

Pinho Vargas: vencendo o efémero

Cristina Fernandes, in Público
2008

"Il Ritorno", Cristina Fernandes

Cristina Fernandes, in Público
2008

Step by Step: Wolfs, José Alberto Vasco

José Alberto Vasco, in A Voz de Alcobaça
2008

Six Portraits of Pain, Augusto Seabra

Augusto Seabra, in Público
2008

Six Portraits of Pain, Danielle Martino

Danielle Martino, in Gazzeta della Musica
2008

Holderlinos, Pedro Boléo

Pedro Boléo, in Público
2008

Monodia - Quasi un Requiem, Pedro Boléo

Pedro Boléo, in Público
© 2013 António Pinho Vargas. Reservados todos os direitos. All rights reserved.
Desenvolvido por Luis_Pinto @ Cowork, Design Carlos Pinto