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SELECT HtmPage.seccao, HtmTxt.canonico, HtmTxt.title, HtmTxt.txt, YEAR(PObras.data), HtmTxt.canonico, HtmMedia.thumb FROM HtmTxt,PObras,HtmPage LEFT JOIN (HtmMedia) ON (HtmMedia.Pag=HtmPage.Pag AND HtmMedia.classf='pag' AND HtmMedia.tipo='image') WHERE HtmPage.seccao='livros' AND HtmPage.Pag!='456' AND HtmTxt.Pag=HtmPage.Pag AND PObras.Pag=HtmPage.Pag AND HtmPage.stat IN ('dst','pub') AND HtmTxt.lang=(SELECT lang FROM HtmTxt WHERE HtmTxt.Pag=HtmPage.Pag ORDER BY CASE WHEN HtmTxt.lang = 'pt' THEN 1 WHEN HtmTxt.lang = 'en' THEN 2 WHEN HtmTxt.lang = 'pt' THEN 3 ELSE 4 END ASC LIMIT 1) GROUP BY HtmPage.Pag ORDER BY PObras.data DESC
Música e Poder
Música e Poder

Compositor, Músico, Ensaísta, Investigador do CES, Professor na ESML

Música e Poder

Edições Almedina
2011
Música e Poder: para uma Sociologia da Ausência da Música Portuguesa no Contexto Europeu.
Dissertação de doutoramento em Sociologia da Cultura apresentada na Universidade de Coimbra em 2010
Esta investigação aponta para dois factores decisivos na produção de uma imagem de ausência da música portuguesa erudita, tanto histórica como actual, na vida musical europeia.

O primeiro resulta da formação do cânone musical no século XIX, da sua crescente supremacia durante o século XX e dos dispositivos de poder localizados nos países centrais que regulam e, por isso, excluem, em grande escala, os diversos produtos culturais provenientes das periferias europeias de acordo com os seus interesses e com as suas visões do mundo.

Estas exclusões podem assumir as formas discursivas de considerações estéticas ou juízos de valor, proferidas a partir dos locais de enunciação onde se localizam os centros dos cânones, histórico ou contemporâneo, mas resultam principalmente de um grande desinteresse e desconhecimento e por isso, a maior parte das vezes, estas exclusões traduzem-se pelo silêncio.

O segundo factor resulta da incapacidade de instalar uma política ou uma prática de trocas culturais em condições de igualdade por parte dos agentes e responsáveis culturais portugueses que, no essencial, aceitam os mesmos valores, vistos como universais, e actuam em função dos mecanismos de poder que declaram a subalternidade, contribuindo desse modo para a própria inexistência simbólica no interior do país.

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