Nota de programa

La Luna para guitarra foi composta em 1996 respondendo à encomenda de Cecilia Colien Honneger para o seu Album de Colien. A proposta feita a vários compositores portugueses e espanhóis incluía um propósito pedagógico e uma duração à volta de 3 minutos. Este foi portanto o ponto de partida. O título La Luna surgiu já no processo da composição. Tratava-se, como uma espécie de programa secreto, de tentar numa duração relativamente curta conseguir produzir um discurso musical no qual quatro secções fossem não obstante e tanto quanto possível claras, notórias, a exemplo das quatro fases da Lua. 
Creio que essas secções são patentes nas suas variações de tempo que marcam a forma da obra e nesse sentido há entre a ideia e a sua realização um ajustamento. Há portanto os contrastes entre as quatro fases que são a razão de ser do título. Mas, do mesmo modo, alguns elementos melódicos e determinados gestos aparecem e reaparecem várias vezes na obra com as transformações inerentes às diferentes secções.
António Pinho Vargas, 1996

Comissioned by: Cecilia Colien Honneger
http://www.editions-ava.com/store/category/88/
First Performance: Gabriel Estrahellas, Madrid, 1996