Não consigo compreender porque é que não tentei tocar mais cedo na mnha vida a Sonata Les Adieux, Opus 81a de Beethoven. ‘Das Le-ben-wohl’ lá escrito nos primeiros compassos! Que disparate! Pelo menos o I andamento – quanto Kurtag está por lá escondido – e talvez mais tarde o II. Mas é isso: tocar Beethoven, por lento que seja, nunca deixa de ser estar em contacto físico literal com o sistema tonal e a sua inteligência levada ao seu ponto máximo (em Beethoven)!
Até arrepia! Há uns trinta anos tocámos alguns Quartetos a 4 mãos (eu e a Ana Mafalda) mas tivemos de não continuar mais tempo porque eu interrompia demasiadas vezes para proclamar o meu espanto! Olha para isto! Já viste para onde ele vai? Que coisa tão inacreditável!
Viva Beethoven!
(E o meu querido amigo António Mega Ferreira, que me desculpe: em 2003 ou 2004 quem tinha razão era ele! Mas há coisas que devem permanecer em privado!)