Cristina Fernandes, in Público

As ilimitadas Surpresas do Cravo
sexta-feira, 01 de Novembro de 2002

Ana Mafalda Castro (cravo) Mafra, Palácio Nacional 27 de Outubro, 16h30 lotação esgotada.
Seria fácil prever que o recital de Ana Mafalda Castro no Festival Internacional de Música de Mafra seria um momento especial e, de facto, assim sucedeu. Para além do já conhecido profissionalismo da cravista e de um programa raro e interessante, encadeado de forma inteligentíssima, a razão de peso era a estreia mundial da peça que António Pinho Vargas, seu marido, lhe dedicou. A primeira audição pública de “Il ritorno” (uma encomenda do próprio festival) foi um merecido sucesso de público, com uma sala a abarrotar e a aplaudir efusivamente. A peça está, de facto, muito bem escrita para o instrumento, tirando partido da sua especificidade tímbrica, das suas potencialidades de ressonância ou ainda da elaboração de texturas e gestos musicais. (…). “Il ritorno” poderá também ser visto como uma exploração do tempo nas suas várias dimensões – o passado e o presente (reminescências barrocas conjugadas com a linguagem contemporânea) ou as várias abordagens do tempo musical no domínio da pulsação e da métrica (…). Estas preocupações em relação à pulsação são, de resto, comuns a algumas das últimas produções de Pinho Vargas, por exemplo, aos “Estudos e Interlúdios” para percussão. Marcada por grandes contrastes e um forte impacto sensorial, trata-se de uma peça que solicita ao intérprete um enorme virtuosismo, ao qual Ana Castro soube corresponder com excelente domínio técnico e uma comovente entrega emocional.