Qualificações Académicas
2010 – Doutoramento, Música e Poder: para uma sociologia da ausência
da música portuguesa no contexto europeu, Faculdade de Economia da
Universidade de Coimbra
1990 – Curso de Composição, Conservatório de Roterdão, Holanda
1987 – Curso Superior de Piano, Conservatório de Música do Porto
1983 – Licenciatura em História pela Faculdade de Letras, Universidade do Porto
Prémios
2015 – Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores, atribuído por Sociedade Portuguesa de Autores
2014 – Prémio Spa Autores mellhor trabalho de música erudita atribuído a Magnificat para Coro e Orquestra (2013), atribuído por Sociedade Portuguesa de Autores
2012 – Prémio José Afonso pelo disco Solo II, atribuído por Câmara Municipal da Amadora
2012 – Prémio Universidade de Coimbra, atribuído por Universidade de Coimbra
1997 – Melhor música de cinema – Cinco Dias Cinco Noites, atribuído por Festival de Cinema de Gramado Brasil
1991 – 2º Prémio do Conurso Oficina Musical Estudo/Figura, atribuído por Oficina Musical
1991 – Prémio Sete de Ouro: Melhor Disco Instrumental do Ano pelo disco Selos e Borboletas, atribuído por Jornal Sete
1987 – Prémio Sete de Ouro: Melhor Disco Instrumental do Ano pelo disco As Folhas Novas…, atribuído por Jornal Sete
1986 – Prémio Melhor Música de Cinema no filme Tempos Difíceis de João Botelho, atribuído por Instituto Português de Cinema
1985 – Prémio Sete de Ouro: Melhor Disco Instrumental do Ano pelo disco Cores e Aromas, atribuído por Jornal Sete
1983 – Prémio Revelação pelo disco Outros Lugares, atribuído por RDP – Antena 2
Actividades anteriores e situação actual em termos científicos e profissionais
2009-09-15 a 2010-09-15 – Professor Colaborador da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
2009-09-15 – Professor Adjunto na Escola Superior de Música de Lisboa
2006 a 2008 – Membro do Conselho de Fundadores da Casa da Música
2006 – Bolseiro de doutoramento da Fundação da Ciência e Tecnologia
2004 a 2004 – Consultor da Administração do Centro Cultural de Belém
1999 a 2007 – Membro da Direcção Artística da Orchestrutópica
1998 a 2001 – Membro do Conselho Consultivo do Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura1
996 a 1998 – Assessor para a música do Centro Cultural de Belém
1994 a 2000 – Assessor para a Música da Casa de Serralves
1991 a 2005 – Equiparado a Professor Adjunto da Escola Superior de Música do Instituto Politécnico de Lisboa
1991 a 1997 – Membro do Conselho Científico na Escola Superior de Música de Lisboa
1990 a 1992 – Equiparado a Professor Adjunto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
1987 a 1990 – Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian
Outras actividades
1989 – Ensaísta
1985 – Compositor
1970 – Músico
Domínio de especialização
Composição musical
Sociologia da música
Outros Domínios
Estética e Filosofia da música
Estudos Culturais
Actuais interesses de investigação
Composição e Racionalidades
Discursos sobre a História da Música Portuguesa
Estudo
sobre a aplicação de conceitos das teorias pós-coloniais à analise da
situação periférica da música portuguesa no contexto europeu
Sociologia da música e intermediação cultural
Livros
Vargas,
António Pinho (2011) Música e Poder: para uma sociologia da ausência da
música portuguesa no contexto euorpeu, Coimbra, CES/Almedina.
Vargas,
António Pinho (2008), Cinco Conferências, Especulações Críticas sobre
História da Música do Século XX . Lisboa: Culturgest.
Vargas, António Pinho (2002), Sobre Música: ensaios, textos e entrevistas. Porto: Afrontamento.
Capítulos em livros
Vargas,
António Pinho (2009), On Adorno`s Use by Musicians, in Mário Vieira de
Carvalho (org.), Expression, Truth and Authenticity: on Adorno’s Theory
of Music and Musical Performance. Lisboa: Edições Colibri /CESEM,
121-130.
Artigos em revistas científicas
Vargas,
António Pinho (2007), “A ausência da música portuguesa no contexto
europeu “, Revista Crítica de Ciencias Sociais, 78, 47-69.
Artigos em actas de eventos
Vargas, António Pinho (2010), “Arte, vida e melancolia” in Mariana Pinto dos Santos (org.), Actas do Colóquio Arte e Melancolia.
Comunicações em encontros científicos
Vargas, António Pinho (2009), Como tratar a ausência da música
portuguesa no contexto europeu?, comunicação apresentada na/o Primeiro
Colóquio de Estudantes de Doutoramento do CES, Coimbra Faculdade de
Economia, 01 a 02 de Outubro.
Vargas, António Pinho (2009), Vozes
e conflitos na ópera Os Dias Levantados, comunicação apresentada na/o
Colóquio Memória, História e Justiça, Coimbra, CES, 15 a 16 de Setembro.
Vargas,
António Pinho (2008), New Music after 45 as a resctrited space of
enunciation, comunicação apresentada na/o Sociology of Music, Lisboa,
Culturgest, 23 a 25 de Julho.
Vargas, António Pinho (2007), A
ópera e a condição site-specific, comunicação apresentada na/o Colóquio
Internacional Opera Next, Cesem, Culturgest, Lisboa, 19 a 19 de
Dezembro.
Vargas, António Pinho (2006), L` Oubli da la
geographie, comunicação apresentada na/o Colóquio Franco-Português,
“Musique et Philosophie”, Collège Internationale de Philosophie, Paris.
Working papers
Vargas, António Pinho (2008), “Racionalidade(s) e composição”, Oficina do CES, 306.
Outras actividades
2009 – SOLO II duplo CD David Ferreira Investidas Editoriais
2009
– TRÍPTICO para Quarteto de Cordas e Orquestra, Quarteto de Cordas de
Matosinhos, Orquestra Nacional do Porto, direcção Joseph Swensen,
Sábado, 3 de Outubro, 2009 Casa da Música, Porto Encomenda da Câmara
Municipal de Matosinhos
2008 – Graffiti [just forms] Six Portraits of Pain, Acting Out, CD Numérica2008
– Movimentos do subsolo – Quarteto de Cordas nº2 – Estreou no dia 21 de
Julho no XXX Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.
Quarteto Verazin, Auditório Municipal. 21.45
2008 – Outro fim, ópera com libreto de José Maria Veira Mendes, estreou na Culturgest em Dezembro2008 – SOLO, CD duplo, piano solo, David Ferreira Investidas Editoriais
2008
– Suite para Violoncelo solo. Estreou no dia 19 de Julho por Nuno
Abreu, Vencedor do 4º Concurso de Jovens Intérpretes de Caldas da
Rainha. Encomenda do Festival de Música de Caldas da Rainha, IGREJA NSª
SRA DO PÓPULO, 21.30
2008 – Um discurso de Thomas Bernard (versão
em língua alemã) foi estreada na sua no Festival de Salzkammergut,
Gmunden, Áustria, no dia 17 de Julho, ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA,
JOACHIM BIßMEIER, narração, CORO ARNOLD SCHÖNBERG [Erwin Ortner,
direcção do coro] MICHAEL ZILM, concepção e direcção musical
2007
– CICLO DE CONFERÊNCIAS OU DIÁLOGOS IMAGINARIOS (2001-2007) Peça
electroacústica sobre textos de Italo Calvino, Jorge Luis Borges e
Bernardo Soares/Fernando Pessoa. Duração 22` Primeira audição no
festival Música Viva na Casa da Música, Porto2007 – Participação
no Colóquio organizado pela Reitoria da Universidade do Porto “Quanto
Custa a Cultura? na sessão “E quando o público (ainda) não vem?
2007
– UM DISCURSO DE THOMAS BERNHARD (2007) para narrador e orquestra
(2.2.2.2.2.2.0.0. hp, perc. timp. 8.8.6.4.2) Encomenda da Orquestra
Metropolitana de Lisboa. Primeira audição: Orquestra Metropolitana de
Lisboa dir. Michael Zilm, nar. Luis Lucas, Pequeno Auditorio do Centro
Cultural de Belém, Lisboa.
2006 – A LITTLE MADNESS IN THE SPRING
(2006), chamber opera: 3 singers; fl; ob; cl; Bcl; fg; tp; hn; tbn; 2
perc; harp; pf; vl I; vl II; vla; vln; cb; Electrónica: Carlos Caires e
António Pinho Vargas. Libreto: Paulo Tunhas, Duração: 32′, Encomenda:
Casa da Música. Primeira audição: Eduarda Melo, Mathew Bean, Ivan
Ludlow; Remix Ensemble, dir.Franck Ollu
2006 – GRAFFITI [just
forms] (2006), large orchestra: (3.3.3.1.3.1- 6.3.3.1-5 perc.
pf.hp.-16.14.12.10.8), Duração: 25 ‘, Encomenda: Teatro Nacional de São
Carlos. Primeira audição: Orquestra Sinfónica Portuguesa, dir. Lothar
Königs
2005 – Conferências da Culturgest – Especulações Críticas sobre Cinco Momentos da História da Música do Século XX
2005
– SIX PORTRAITS OF PAIN (2005), Violoncello and Large Ensemble: alto
fl, ob, cl, bcl, fg, tp, cor, tbn, 3 perc., pf, Cello Solo, 6 vln, 2
vla, 2 vlc, 2 cb; Duração: 27′, Encomenda: Casa da Música / Porto 2001.
Primeira audição: Anssi Karttunen (violoncello) Remix Ensemble, dir:
Frank Ollu
2003 – “Música do Século XX: uma história mal
contada?” Ciclo de conferências organizado pelo CESEM no Centro Nacional
de Cultura
2002 – JUDAS (secundum Lucam, Joannem, Matthaeum et
Marcum)), Choir and Orchestra: Large Choir; (2.2.2.2.4.2.2.0. 1 perc);
(12.10.8.8.6), Duração: 30′.
2000 – Música, Psicanálise e Significado: àcerca da peça Acting-Out. Sociedade Portuguesa de Psicanálise, Coimbra
1999
– Lecture on Monodia- quasi un requiem for String Quartet No Festival
Other Minds V organizado por Charles Amirkhanian, S. Francisco, EUA
1995 – Nos 70 anos de Pierre Boulez: um balanço crítico organizada por Manuel Dias da Fonseca Câmara Municipal de Matosinhos