No meu artigo ”A ausência da música portuguesa no contexto europeu: uma investigação em curso” publicado na Revista Crítica de Ciências Sociais, 78, Outubro 2007: 47-69, escrevo a dado momento:
“Um dos aspectos referidos por Lopes Graça no passo acima citado, refere-se à inexistência da música portuguesa no próprio interior do país. Julgo que a investigação realizada até este momento permite antecipar a conclusão de que, durante o século XX, as instituições culturais portuguesas tiveram um papel activo na produção de não‑existência.”
Para evidenciar alguns dos vários aspectos que essa inexistência pode assumir e permitir aos leitores uma verificação da actualidade da tese que defendo – entre muitos outros que poderia fornecer – transcrevo parcialmente um email de 7 de Agosto 2008 relativo ao CD Numérica/Casa da Música lançado em 12 de Abril e posto à venda dois meses mais tarde.
[…]
Caro
António Pinho Vargas
PARABÉNS.
Foi uma odisseia a procura do seu cd.
Primeiro a fnac disse-me, depois de encomendado, q “não”. Depois a casa da música também não tinha e, eu com um palpite que sim, mas se calhar era muito trabalho…. Enfim.
Telefonei à Numérica e encomendei-o à cobrança. Eis senão quando lá veio no dia seguinte. Tenho-o ouvido hora sim hora sim.
[…]
O problema principal aqui patente é o da distribuição que é muito ineficaz e insuficiente. Ocorre com a grande maioria dos discos desta área musical, com todos os compositores portugueses, realiza na prática quotidiana a irrelevância social desta música. Não se perfila no horizonte uma mudança significativa neste aspecto.
António Pinho Vargas, 2008-08-07

Ensaio com Ana Pereira Concerto para Violino CCB 14 | Maio | Dom 17h | 2023
Os Concertos de Pinho Vargas - no site da Orquestra Metropolitana
Concerto Vivaldi & Pinho Vargas, Metropolitana, CCB DOM 14 MAI 17H00
Concerto para Violino, Concerto para Viola no CCB - Vivaldi & Pinho Vargas
14 Maio 2023 - 17:00 OML - Antonio Vivaldi e António Pinho Vargas CCB - Lisboa
Estudos e Interlúdios no Festival PercuART em Castelo Branco 14 de julho
Estreia de Oscuro (2022) Casa da Música 15 OUT 2022
Estreia de Oscuro para Orquestra Sinfónica na Casa da Música 15 OUT 2022