20 de outubro, 2025
Notícias
Uma referência de Anssi Karttunen a Six Portraits of Pain
No Público P2, pela pena de Cristina Fernandes, leio uma entrevista de Anssi Karttunen, violoncelista que estreou Six Portraits of Pain em 2005 e a gravou em 2007:
“Não conhecia PInho Vargas. Descobri um compositor fascinante. A peça que escreveu para mim é muito original, usa o violoncelo de uma maneira muito lírica. Foi um encontro feliz”.
Espero que esta obra seja finalmente tocada em Lisboa em 2011. Anuncia-se para Maio no CCB num dos concertos da OrchestrUtópica.
PS: Este concerto teve lugar efetivamente, com Marco Pereira no violoncelo e foi gravado na década de 2000. Mas não pôde ser editado. A obra de Luís Tinoco, que fez parte do programa, envolvia movimentos dos músicos na sala e isso não foi devidamente previsto e acautelado antes. O resultado foi que o disco acabou por não existir, apesar de ter sido editado - no sentido de escolhas feitas entre as gravações do ensaio geral e do concerto - e misturado por mim e pelos técnicos que José Júlio Lopes tinha contratado. Mas ficou por aí. Foi uma pena.
Cristina Fernandes