Nota de Programa
“O principal desafio da composição desta obra, escrita para a celebração dos 20 anos do Prémio Nobel, era tentar usar, dos modos que fosse capaz de encontrar, as grandes metáforas da trilogia de José Saramago, Ensaio sobre a Cegueira, Ensaio sobre a Lucidez e As Intermitências da Morte. Este último livro permaneceu no meu trabalho como pano de fundo, painel subterrâneo ou lugar indizível. Assim sendo, os títulos dos quatro andamentos são: I Da Cegueira, II Da Cegueira (con basso profondo), III Da Violência e IV Da Lucidez (as luzes)”.
Foi durante o processo composicional que os dois primeiros andamentos, muito ligados nos seus materiais, me conduziram ao uso do termo basso profondo, não no seu sentido literal, mas como signo que assinala uma melodia grave, um baixo que emerge e anuncia as consequências terríveis da epidemia da cegueira. Em termos formais faz a ligação ao III, uma figuração musical possível das violências de vários tipos que percorrem os três romances. O IV andamento – Da Lucidez (as luzes) – é, ele próprio, tripartido: uma introdução, uma nova epidemia branca e um “acender de luzes” final que abre uma esperança, uma possibilidade nova sempre renovada, que termina num determinado acorde sem resolução. Essa é a metáfora musical final: as luzes permanecem acesas enquanto potência-por-vir”.
António Pinho Vargas, 2018
Colóquio sobre António Ramos Rosa, Fac de Letras Porto, 17-18 | Nota de Programa: Notebooks | Sobre Sinfonia (subjetiva) | On LAMENTOS Artway (2023) | Sobre Oscuro (2020-2022) para Orquestra Sinfónica | Sobre Memorial para Orquestra Sinfónica (2018) | Notas sobre A Impaciência de Mahler (1999) | Os Dias Levantados (ópera) - Guia para Os Dias | Concerto para Violino | Quatro ou cinco movimentos fugidios da água | MONODIA - quasi un requiem (quarteto de cordas) | Sobre Magnificat para Coro e Orquestra (2013) | Notas sobre Judas (2002) | Notas sobre Outro Fim (ópera) | Six Portraits of Pain para violoncelo e orquestra (2005) | Overtures and Closures para Orquestra (2012) | Quarteto de Cordas nº 3 | Suite para Violoncelo Solo (2008) | Stabat Mater para Coro de Pequenos Cantores, violino e piano | Concerto para Viola e Orquestra | Acting-Out para piano, percussão e orquestra sinfónica | Estudos e Interlúdios (2000) para 6 Percussionistas / for 6 Percussionists | CUT para Quarteto de Saxofones | La Luna (1996) | Teste